Temas

  1. 1° dia, manhã: questões ligadas ao reconhecimento do direito à água (Catarina de Albuquerque), a ligação entre água, saúde e desenvolvimento (desenvolvimento humano, desenvolvimento social e econômico, etc.), enumeração das problemáticas atuais/emergentes em matéria de recursos aquáticos e “novos riscos”(mudança climática, diminuição do recurso hídricos, questões dos refugiados ecológicos, desenvolvimento de novas doenças ou deslocamento de doenças do rural para o urbano…)
  2. 1° dia, tarde: evocação das políticas desenvolvidas pela França (França, Africa…) e o Brasil em matéria de saúde ambiental ligada a recursos de água, enumeração dos intercâmbios entre os dois países até os dias de hoje. Os índices utilizados pelos dois países para avaliar o nível de realização dos objetivos serão expostos neste momento. Podemos também prever a apresentação do Atlas da água e da saúde elaborado pela Fiocruz e o ministério da saúde (apresentação de Cristovão Barcellos), o plano nacional de saneamento elaborado pelo Ministério das Cidades (se estiver pronto).
  3. 2° dia, manhã (ver formato das TR): “água bruta no meio natural” (poluição industrial, poluição ligada aos dejetos jogados no meio aquático, proteção dos recursos…): Ministério do meio-ambiente brasileiro, Agência Nacional das Águas BR…/ IRD…;
  4. 2° dia, à tarde (ver formato das TR) alimentação de água potável: o acesso à água para consumo humano: Ministério da Saúde brasileiro, Fiocruz…/ OPAS/ Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus, SUEZ, Aguas da Amazônia (Manaus) (Mauazinho II). No final da TR, para a parte do debate e propostas, a questão de elaboração do plano de segurança da água do Brasil poderia ser abordado.
  5. 3° dia, manhã (ver formato das TR): saneamento e reutilização da água: Ministério das Cidades brasileiro (metodologia de elaboração do PLANSAB), Funasa, Cidade de Petrópolis (reutilização dos efluentes coletados para produção de gás e de compostos)
  6. 3° dia, tarde: retomada das propostas feitas à cada TR (cooperação técnica e científica); definição dos eixos de pesquisas a ser estabelecidos em parceria pelos dois países afim de atingir os OMD; anuncio dos eixos do próximo fórum mundial da água e discussão dos mecanismos futuros OMD/Fórum.

Les commentaires sont fermés.